domingo, 13 de dezembro de 2009

52º GP do Natal de Lisboa, 13 de Dez de 2009

Este domingo correu muito bem e muito mal ao mesmo tempo :). As coisas más primeiro:

- péssima organização da prova com os atletas a chegar à linha da meta com uma fila de 100 mts para passar o chip pelos detectores (só passava um atleta de cada vez), numa prova excelente para bater PR's isto era a última coisa que podia acontecer;
- não havia marcação de km's;
- Deram-nos mais um t-shirt laranja, engraçadita e tal, mas por 5 Euros que paguei esperava mais atenção.

Agora as boas :) :

- Prova super rápida;
- Percurso excelente (Marquês de Pombal sem carros) desde o Saldanha seguindo pela Avª da República, volta em Campo Grande, retorno ao Saldanha, descendo pela Avª Fontes Pereira de Melo e pela Avª da Liberdade indo até ao Rossio e a acabar nos Restauradores;
- Consegui fazer um excelente tempo de 39'00'' (o que dá um ritmo aproximado de cerca de 3'54''/km), abaixo dos 43' que queria fazer, fiquei mesmo contente e espantado, até porque não estava nada à espera de conseguir baixar tanto o meu PR...agora vai ser difícil bater este tempo nos próximos tempos.
Provas rápidas assim como esta só me lembro da Corrida da Festa do Avante.

Para este tempo contribuiram uma série de factores, que até enumerei no post anterior: o prato de massa no dia anterior (funciona mesmo), o pequeno almoço curto só com café e pão e a barra energética (à hora da prova já estava com um formigueiro no estomago, por isso nada de comida no estomago à hora da prova para evitar dor de "burro"), aquecimento bastante intenso até porque estava um briol de rachar. Como cheguei cedo, deixei o carro próximo dos restauradores e depois fui a pé até ao Saldanha. Aquela passeata a pé deu para esquecer um bocado o frio. Como ainda era cedo fiquei um bocado à espera a ver se encontrava alguém conhecido e às 10:20 iniciei o aquecimento com um jogging de 10', seguido de 5 minutos de alongamentos e mais 20' de corrida misturando trote e ritmos próximos do de competição. E às 10:55 lá fui para a partida onde encontrei mais alguns amigos. E partimos.
A Avª da Répública faz-se bem, passamos 3 túneis na direcção do Campo Grande, onde aproveitava para descontrair nas descidas e dava uns sprints nas subidas (apenas porque sendo curtas conseguia dosear bem o esforço e recuperar rapidamente), virámos no Campo Grande e no retorno já ia um bocado cansado porque ao contrário do que queria, e por não haver marcações de km, ia num ritmo que sabia ser para acabar a prova a deitar os bofes pela boca mesmo no limite. Enfim, ainda assim deixei-me ir. Nessa altura ia atrás de um atleta que vestia um equipamento do Sporting, e que volta e meio lá mandava uns gritos (não sei bem para que é que aquilo era, mas enfim...). Mantive-me colado a ele. Pareceu-me bem na altura e fosse o que Deus quisesse. Quando cheguei de novo ao Saldanha ia já a espumar pela boca e por isso decidi largar o homem do sporting e aproveitar para descansar na Avª Fontes Pereira de Melo, para ver se a partir do Marquês conseguia fazer uma série de 3 km abaixo dos 12'. E foi mesmo o melhor que fiz. Assim que entrei no Marquês dei-lhe o gás todo que podia (ainda assim fui ultrapassado por alguns atletas) e claro está que cheguei aos Restauradores quase no fim das minhas forças, mas pensei "bolas isto agora é só dar a volta ali em baixo no Rossio e já está", e com esse pensamento esqueci o cansaço e dei mais um sprint. Na volta aos Restauradores, e ao sair da Praça do Rossio encontrei novamente o sportinguista que apregoava "vá lá malta isto agora é só mais uma série de 400 mts", e confesso que com esse incentivo iniciei o meu sprint final para a meta e foi mesmo a dar as últimas que passei a linha da meta, ou melhor que fiquei a 5 mts da linha, porque nessa altura mandaram-me parar porque os chips tinham que passar pelos detectores um a um...vá-se lá perceber...

Mas, e para resumir, fiquei bastante satisfeito com a minha prestação abaixo dos 40'. Isto dá-me um novo incentivo para fazer treinos mais puxados e perseguir novos objectivos.

1 Abraço a todos os leitores,

1 comentário:

  1. Parabéns pela obtenção de um novo record! Em relação à organização da prova foi uma vergonha, nem marcações, nem prémios de jeito e a enorme fila de espera para cortar a meta. Eu felizmente não tive esse azar que acabei a prova antes do congestionamento mas a minha namorada mesmo com um tempo de 40:10 já teve de passar por isso... Já reparei que é de Corroios, está interessado em representar o Clube Desportivo Asas do Milénium em provas no Concelho do Seixal? Eu pertenço á direcção e teriamos muito gosto, o meu email é pedro.asasdomilenium@gmail.com

    ResponderEliminar