quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

GP do Natal

Caros amigos, a próxima prova é já no domingo dia 13 Dez. O GP do Natal de Lisboa, organizado pela Associação de Atletismo de Lisboa e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, pelo que se espera que seja uma prova bem organizada.
Propícia para bater recordes pessoais, vou lá tentar baixar a minha marca e oficializar os 43' aos 10km. Vou tentar não cair no erro da corrida do tejo, em que comecei rápido demais e ao 2º km já ia com uma dor de burro fenomenal e que se prolongou pelos 10 km (causada não só pelo facto de ter arrancado rápido demais a seguir a lebre dos sub-40', mas também por ter tomado um grande pequeno almoço não totalmente digerido até ao início da prova), e não cair no erro da corrida mão solidária da Cruz Vermelha, em que aos 5 km ia com um tempo fantástico de 21' mas esqueci-me que ainda era preciso percorrer mais 5 km, por um percurso que eu desconhecia e que viria a descobrir ser muito duro. Acabei por fazer 44', e não consegui bater o PR. Enfim, é com os erros que se aprende e por isso no próximo domingo vou estar fundamentalmente precocupado com:
- tomar um pequeno almoço curto (uma chávena de café, uma fatia de pão com doce e uma barra energética chega e sobra, isto cerca de 2h30 antes do início da prova);
- fazer aquecimento de 20' antes da prova;
- Fazer a primeira metade da prova a um ritmo descontraido e constante (4'30'') e atacar a segunda metade a 4'10'' ou 4'20'';
- Tentar fazer uma série de 1000mts no final a 3'30'';
- Manter respiração coordenada;
- fazer retorno à calma de 15'.


Vamos ver se a estratégia resulta. Domingo venho cá dizer ;)).

Abraços e boas corridas,
Francisco Monte

1 comentário:

  1. Olá Francisco!

    Eu também irei fazer o G.P de Natal, é uma prova que a faço à 2 anos consecutivos, altura em que começei a correr, e é uma das minhas preferidas, no 1º. ano que participei parecia o Pai Natal, tal era o kit oferecido no final, desde maionese, fruta,bolachas...tudo mais alguma coisa.No ano passado já não foi assim...

    Tal como o antigo o novo percurso é propicío para melhorar a marca,só um senão é que no meu caso mim os 6 túneis que iremos passar quebram-me o ritmo, mas depois são cerca de 3/4 km sempre a descer, a minha estratégia será "acelerar" logo a sair do túnel do Campo Pequeno, mas eu será para baixar dos 50minutos.

    Um abraço!

    ResponderEliminar