segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O primeiro treino mesmo longo para os Trilhos do Almourol


Este fim-de-semana, sábado, foi dia de treino longo, 1 km de aquecimento e mais 26 km em 2h09m logo pela manhã, ainda o relógio não batia no ponteiro das 8h. Um frio de rachar, Kamelbak às costas e casaco. Sai de Vale de Milhaços, segui pela estrada da Fonte da Telha em direcção a Belverde, seguindo até quase à Cruz de Pau, virando para baixo em direcção às Paivas. Segui para cima passando pelo Rio Sul Shopping, deixando a estação de combóio da Fertagus no Fogueteiro à direita desci até à Torre da Marinha, ao pé das piscinas tinha percorrido sensivelmente metade do percurso (12 km) e ia com 57 minutos de treino, ou seja, um ritmo confortável de 4'45''/km, mas algo puxado para quem queria fazer 26 km pela primeira vez. Reduzi um pouco o ritmo (50'13''/km, a julgar pelo tempo final - 2h09') e continuei pelas Farinheiras, Paio-Pires, Seixal, passando pela zona ribeirinha do Seixal, bastante agradável, onde se encontra sempre muita gente num jogging saudável. Segui pela ponte da fraternidade à direita seguindo pela Amora, deixando a escola Paulo da Gama à direita, e continuando até à rotunda da Cruz de Pau, segui pela EN10 até à BP de Corroios onde virei para ir até à Avª de Vale de Milhaços, a conta certa: 26 km. A última subida já custou bastante e acho que não conseguia andar nem mais um metro quando cheguei ao fim.
Para o próximo treino longo, já no próximo Sábado, a saber 29 km, terei que impor a mim mesmo um ritmo bastante mais lento, entre os 6' e os 5'30''/km, para fazer um treino entre as 2h40' e as 3h.
Valeram os testes às barras e geis energéticos, e ao Gatorate que levei para hidratação. O Gatorate funcionou bem, se bem que talvez deva levar também àgua para a próxima (é importante manter o corpo continuamente hidratado para evitar o cansaço e lesões, pois tudo o que é tendões, músculos e ligamentos fica ressequida e a ocorrência de lesões torna-se mais provável). As barras de amêndoa da Isostar funcionaram na perfeição, para além de terem um sabor bastante agradável dão um boost considerável.
Bom agora é ir ajustando o esquema de suplementação treino a treino e evoluir para as distâncias necessárias ao Trail dos Trilhos do Almourol. Se calhar ainda é melhor comprar uns ténis de trail, não vá eu ficar fã dos trilhos...


Abraços e bons treinos,

Sem comentários:

Enviar um comentário