terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ontem foi dia de Fartlek! 10 km percorridos à chuva, óptimo treino. Foram 3 km de aquecimento, seguidos de 5 km de Fatlek, misturando ritmos rápidos com ritmos lentos. Norma geral, ontem o que fiz foi algo do género: Depois do aquecimento, comecei por misturar ritmos fazendo cerca de 200mts rápidos (ritmo nada de ultra estonteante nem sprints), em que usava o ritmo com que faço os 3 km (cerca de 3’40’’/km) seguindo-se 100mts lentos (entre 5’/km e 5’30’’/km mais coisa menos coisa). Como corro na rua, para estimar as distâncias conto aproximadamente 8 postes de luz, assumindo que a distância entre cada um é de 25mts aproximadamente, para a componente rápida do treino e 4 postes para a componente lenta.

È um treino mais puxado que uma simples corrida de descontração mas mais soft relativamente a umas séries 1000mts ou rampas. Ainda assim é muito proveitoso para trabalhar a resposta anaeróbia, e melhorar a recuperação ás alterações de ritmo das provas, sejam impostas por desníveis (subidas/descidas), vento forte ou simplesmente aproveitar uma parte de prova para impôr um ritmo mais forte para ganhar alguns lugares, sem ainda assim hipotecar um bom resultado final na prova por falta de força.

Nos próximos dias seguem-se um treino de séries de 1000mts, um treino de easy run (10 km lentos) e no sábado 26 km a pensar nos trilhos do Almourol.

Abraços,
Francisco Monte

1 comentário:

  1. Força Francisco, mas convem não esquecer que os Trilhos do Almourol não é só estradão, também há as partes mais técnicas.
    Relativamente aos abastecimentos, claro que deves levar o teu próprio, no entanto a organização irá fornecer 5 abastecimentos liquidos, sendo um deles também de sólidos.

    Continuação de bons treinos
    JCBrito

    ResponderEliminar